Primeiro ouro olímpico do Brasil: a saga de Guilherme Paraense em Antuérpia
Destaques
- •Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil em 1920.
- •Atletas enfrentaram inúmeras dificuldades, incluindo roubo de equipamentos e atrasos.
- •A medalha de ouro de Paraense é a única do Brasil no tiro esportivo até hoje.
Há 104 anos, um feito histórico nascia em Antuérpia: o Brasil conquistava sua primeira medalha de ouro olímpica! O herói? Guilherme Paraense, um atirador que, contra todas as probabilidades, subiu ao pódio.
A jornada até lá foi digna de filme de aventura. A delegação brasileira enfrentou atrasos, viajou em vagões descobertos sob chuva e, para piorar, teve seus equipamentos roubados. Quase um desastre!
Mas o espírito olímpico falou mais alto.
Graças à generosidade de atletas americanos que emprestaram armas e munição, Paraense fez 274 de 300 pontos na prova de tiro rápido, superando favoritos e garantindo o ouro. O Brasil só voltaria a ter um ouro olímpico 32 anos depois, em outra modalidade. 🥇


