EsportesRelevância BR: 9/10

Primeiro ouro olímpico do Brasil: a saga de Guilherme Paraense em Antuérpia

25 de junho de 2026

Destaques

  • Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil em 1920.
  • Atletas enfrentaram inúmeras dificuldades, incluindo roubo de equipamentos e atrasos.
  • A medalha de ouro de Paraense é a única do Brasil no tiro esportivo até hoje.

Há 104 anos, um feito histórico nascia em Antuérpia: o Brasil conquistava sua primeira medalha de ouro olímpica! O herói? Guilherme Paraense, um atirador que, contra todas as probabilidades, subiu ao pódio.

A jornada até lá foi digna de filme de aventura. A delegação brasileira enfrentou atrasos, viajou em vagões descobertos sob chuva e, para piorar, teve seus equipamentos roubados. Quase um desastre!

Mas o espírito olímpico falou mais alto.

Graças à generosidade de atletas americanos que emprestaram armas e munição, Paraense fez 274 de 300 pontos na prova de tiro rápido, superando favoritos e garantindo o ouro. O Brasil só voltaria a ter um ouro olímpico 32 anos depois, em outra modalidade. 🥇

Fontes

https://operamundi.uol.com.br/feed/

Receba as Melhores Notícias

Assine nossa newsletter e receba diariamente as notícias mais relevantes, sem viés político.

Notícias Relacionadas