Europa se une para produzir drones e mísseis de defesa em 12 meses

Destaques
- •Cinco potências europeias (França, Alemanha, Itália, Polônia e Reino Unido) formam o Grupo Europeu dos Cinco Ministros da Defesa.
- •Projeto visa desenvolver e produzir em massa sistemas de defesa aérea de baixo custo, como drones autônomos e mísseis, em até um ano.
- •Iniciativa 'LEAP' busca aumentar a capacidade de defesa europeia frente a incertezas sobre o compromisso dos EUA com a segurança do continente.
A Europa está acelerando. Cinco das maiores potências de defesa do continente – França, Alemanha, Itália, Polônia e Reino Unido – anunciaram um projeto ambicioso para colocar em produção sistemas de defesa aérea de baixo custo, como drones autônomos e mísseis, em apenas 12 meses.
A iniciativa, batizada de LEAP (Efetores de Baixo Custo e Plataformas Autônomas), surge como resposta direta à guerra na Ucrânia, que evidenciou a eficácia de drones interceptadores autônomos como alternativa a mísseis caros.
A meta é ter os primeiros sistemas prontos até 2027, mas a produção em massa deve começar bem antes.
Essa união de forças reflete uma crescente preocupação europeia com a segurança autônoma do continente, especialmente diante de dúvidas sobre o compromisso de longo prazo dos Estados Unidos em proteger a região. A ideia é ter efetores e plataformas autônomas em produção conjunta e de baixo custo. 🌍




