Trump Aumenta Tarifa Global para 15% e Deixa Exportadores em Alerta

Destaques
- •Donald Trump eleva tarifas globais de 10% para 15% após decisão da Suprema Corte.
- •Setor de máquinas e equipamentos vê incertezas com a volatilidade das alíquotas.
- •Consumidores americanos podem se beneficiar com preços mais baixos em alguns produtos.
Adivinha só? Logo após a Suprema Corte dos EUA derrubar as tarifas impostas por Donald Trump, o ex-presidente anunciou um aumento de 10% para 15% nas tarifas globais. Uma reviravolta que pegou muita gente de surpresa e já acende um alerta para os exportadores brasileiros.
O setor de máquinas e equipamentos, que já sofreu com alíquotas de 50%, agora se vê em um mar de incertezas. "Todos os dias, isso está mudando", lamenta José Velloso, presidente da Abimaq, sobre a instabilidade jurídica. A preocupação é que a mercadoria enviada hoje, com uma tarifa, chegue lá com outra, afetando diretamente o planejamento e a competitividade.
Por outro lado, a decisão da Corte pode trazer um respiro para o bolso do consumidor americano. Especialistas apontam que alguns produtos podem ficar mais baratos nas prateleiras. A ação também pode dar mais força ao Congresso dos EUA para frear o ímpeto tarifário de Trump.
A confusão agora fica em torno dos US$ 134 bilhões pagos em tarifas. A promessa de reembolso existe, mas o processo é incerto e pode se arrastar por anos. Ou seja, mais espera e burocracia para as 300 mil empresas que buscam reaver o valor. 📉




