Deltan acusa Moraes de abuso de autoridade e pede investigação na PGR

Destaques
- •Deltan Dallagnol pediu à PGR a instauração de um procedimento investigatório criminal contra o ministro Alexandre de Moraes.
- •A acusação é de crime de abuso de autoridade por intimar o presidente da Unafisco, Kléber Cabral, após críticas ao STF.
- •Dallagnol também sugere que o Senado analise possível crime de responsabilidade de Moraes.
O ex-deputado Deltan Dallagnol acionou a PGR contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, alegando abuso de autoridade. A treta começou depois que Moraes intimou o presidente da Unafisco, Kléber Cabral, para depor após críticas ao Supremo.
Dallagnol argumenta que Cabral, ao dar entrevistas à imprensa, inclusive à CNN Brasil, apenas exerceu sua liberdade de expressão ao defender um auditor fiscal e questionar a atuação do STF, inclusive comparando o temor de investigar o PCC com o de investigar o Supremo.
A petição pede que, se a PGR encontrar indícios, o caso seja remetido ao Senado Federal para apurar eventual crime de responsabilidade. A movimentação levanta o debate sobre os limites da crítica às instituições e a liberdade de expressão no Brasil.




