Sono perdido? Seu cérebro tenta se limpar e te deixa com déficit de atenção!
Destaques
- •Cientistas descobrem que o cérebro tenta compensar a falta de sono com 'pulsos de fluido' que causam falhas de atenção.
- •Esse processo, semelhante à limpeza noturna, pode levar a quedas bruscas na capacidade de concentração.
- •A pesquisa, publicada na Nature Neuroscience, pode abrir portas para novas formas de diagnosticar e tratar doenças neurodegenerativas.
Aquele momento em que você não dormiu bem e fica com a concentração lá no pé? Cientistas do MIT têm um novo indício do porquê: seu cérebro está tentando fazer a faxina noturna enquanto você está acordado.
Normalmente, durante o sono, um fluido limpa o cérebro de toxinas. Quando isso não acontece, o cérebro dispara 'pulsos de fluido' para compensar, mas esses pulsos coincidem com quedas bruscas na atenção que duram alguns segundos.
A pesquisa, publicada na Nature Neuroscience, sugere que os modos de 'manutenção' e 'vigília' do cérebro não são compatíveis.
Isso significa que, mesmo acordado, seu cérebro pode ter breves momentos de perda de foco.
A implicação é séria: essas falhas de atenção podem aumentar o risco de acidentes. Mas, por outro lado, entender esse mecanismo pode levar a novas ferramentas de diagnóstico e tratamento para doenças como Parkinson e Alzheimer. 🧠




