EUA Mantêm Ameaça de Tarifas Contra o Brasil; Flávio Bolsonaro Recebe Carta
Destaques
- •Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reafirma proposta de sobretaxar produtos brasileiros.
- •Investigação iniciada em 2025 aponta práticas brasileiras que 'oneram ou restringem' o comércio bilateral.
- •Próxima audiência pública sobre o tema está marcada para 6 de julho de 2026 nos EUA, mas o Brasil não enviará representantes.
Pois é, parece que a conversa entre Brasil e Estados Unidos sobre tarifas não vai ser moleza. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, mandou um recado direto para o senador Flávio Bolsonaro, reafirmando a intenção de sobretaxar produtos brasileiros.
A justificativa? Práticas brasileiras que estariam 'onerando ou restringindo' o comércio bilateral, segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR). A investigação, iniciada em 2025, mira setores como comércio digital, etanol e desmatamento.
Mas nem tudo é tensão. Rubio também comentou o cenário político, registrando o otimismo de Bolsonaro com as eleições e a oferta de uma 'equipe de transição'.
O ponto de convergência foi a classificação de facções como PCC e CV como 'Terroristas Globais', medida que recebeu apoio do senador. O 'Big Picture' é que as relações comerciais seguem sob escrutínio, mas a cooperação em segurança parece avançar. 🤝
