Bitcoin despenca e volta a ter menos de US$ 60 mil: o que está rolando?

Destaques
- •Bitcoin (BTC) perdeu os US$ 60 mil pela primeira vez em quase dois anos.
- •Queda de cerca de 20% em junho, pior desempenho desde junho de 2022.
- •Saídas de ETFs, vendas de ações de tecnologia e inflação nos EUA pesam no mercado.
O bitcoin (BTC) voltou a dar adeus aos US$ 60 mil nesta sexta-feira, batendo em seu menor patamar em quase dois anos. Se a maré continuar baixa, o mês de junho pode fechar com uma queda de cerca de 20%, o pior desempenho desde junho de 2022.
O cenário não é só para o BTC: as principais criptomoedas, como ethereum (ETH) e XRP (XRP), também operam no vermelho, exceto pela solana (SOL).
Mas o que está causando essa reviravolta?
Cinco fatores principais estão na berlinda: as saídas de dinheiro dos ETFs de bitcoin nos EUA, que indicam cautela dos investidores institucionais; a forte venda de ações de tecnologia, que arrasta ativos de risco como o BTC; e a inflação elevada nos EUA, que faz o Federal Reserve pensar em aumentar juros, tornando títulos do Tesouro mais atraentes. Além disso, há dúvidas sobre o modelo de negócios da Strategy, uma grande compradora de bitcoin, e o vencimento de opções de US$ 10,6 bilhões na Deribit, que pode aumentar a volatilidade. 📉



