Trump dá ultimato ao Irã: sem pedágio, sem papo!
Destaques
- •Trump afirma que Irã confirmou não cobrar pedágio no Estreito de Ormuz.
- •O tráfego de navios foi restabelecido após a confirmação.
- •A continuidade das negociações entre EUA e Irã depende dessa informação ser verdadeira.
Parece que o drama no Estreito de Ormuz está chegando ao fim! O presidente Donald Trump soltou o verbo nas redes sociais, afirmando que o governo iraniano o informou oficialmente que não está cobrando qualquer tipo de taxa ou pedágio na passagem.
E a boa notícia é que os navios já voltaram a cruzar a importante rota marítima nesta quarta-feira (24/06). Mas atenção: Trump deixou claro que a continuidade das negociações entre os dois países depende da veracidade dessa informação. “Se esta informação for falsa, as negociações terminarão imediatamente!”, escreveu o mandatário.
O Irã chegou a cogitar um novo regime marítimo com cobrança de pedágios, mas agora defende um modelo baseado em taxas de serviço. Inclusive, Irã e Omã divulgaram uma declaração conjunta sobre a futura administração da passagem, criando um grupo de trabalho para estudar mecanismos de regulação e financiamento.
A Organização Marítima Internacional (OMI) também iniciou uma operação para restabelecer o tráfego comercial e coordenar a evacuação de milhares de tripulantes retidos na região. Parece que a paz (ou pelo menos a navegação) está voltando ao Estreito de Ormuz. 🚢



