Senna e a vingança verde-amarela: A bandeira que nasceu de uma provocação

Destaques
- •Vitória de Ayrton Senna em Detroit 1986 foi marcada pela primeira vez que ele empunhou a bandeira brasileira.
- •O gesto foi uma resposta à eliminação do Brasil na Copa do Mundo e às provocações de engenheiros franceses.
- •A corrida teve reviravoltas, com Senna se recuperando de um pneu furado para vencer.
Há 40 anos, em 22 de junho de 1986, o Brasil chorava a eliminação na Copa do Mundo. No mesmo dia, a 3.625 km de Detroit, Ayrton Senna dava o primeiro passo para criar um dos seus gestos mais icônicos: empunhar a bandeira brasileira após uma vitória na Fórmula 1.
A pole position conquistada por Senna com a Lotus-Renault foi ofuscada pelas provocações dos engenheiros franceses, eufóricos com a classificação de sua seleção. Senna prometeu a resposta na pista.
A corrida em si foi um show de recuperação. Após um erro de câmbio e um pneu furado que o jogou para oitavo lugar, Senna protagonizou uma escalada impressionante.
Ele ultrapassou rivais e, com pit stops estratégicos, assumiu a liderança, cruzando a linha de chegada com mais de 30 segundos de vantagem.
Na volta da vitória, Senna parou para pegar uma bandeira do Brasil de um torcedor, transformando o gesto em marca registrada e lavando a alma de uma nação ainda abalada. 🏁


