PT Derrete nas Eleições Estaduais: Menos Governadores em 2026?

Destaques
- •PT corre risco de perder governos importantes como Bahia e Ceará.
- •Candidaturas petistas enfrentam dificuldades em redutos tradicionais e colégios eleitorais chave.
- •Estratégia de alianças com outros partidos para "cabeça de chapa" pode ser um sinal de fraqueza.
Parece que o PT não está tendo vida fácil nas disputas pelos governos estaduais este ano. O partido, que hoje comanda quatro estados, enfrenta um cenário complicado para ao menos manter esse número.
Em estados cruciais como Bahia e Ceará, as pesquisas mostram os candidatos petistas atrás dos adversários. No Piauí, a situação é mais favorável, mas o cenário geral é de aperto.
E para complicar, investigações da Polícia Federal envolvendo nomes importantes e a ascensão de opositores tradicionais, como Ciro Gomes, aumentam a pressão.
A dificuldade se estende a outros estados e até mesmo aos maiores colégios eleitorais, como São Paulo e Minas Gerais, onde o partido tem apostado em alianças em vez de candidaturas próprias.
Essa dificuldade em emplacar candidatos próprios pode ser um sinal de que o partido terá menos governadores em 2026 do que em 2022 📉.


