Economia & PoliticaRelevância BR: 9/10

Lula abre as portas: Brasil disposto a negociar com ultradireitista na Colômbia

23 de junho de 2026

Destaques

  • Brasil manterá diálogo pragmático com o novo governo colombiano, independentemente da ideologia.
  • Celso Amorim, assessor de Lula, compara a situação com o diálogo mantido com o conservador Álvaro Uribe.
  • Relação será baseada na necessidade mútua, mesmo com divergências políticas profundas.

Olha só que reviravolta na política externa! Mesmo com profundas diferenças ideológicas, o presidente Lula sinalizou que o Brasil está pronto para o diálogo com o eventual novo presidente da Colômbia, Abelardo De la Espriella.

Segundo Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, a postura brasileira será pragmática, assim como foi com o ex-presidente conservador Álvaro Uribe.

Afinal, a gente precisa deles e eles precisam da gente.

A declaração vem em meio ao segundo turno das eleições colombianas, onde De la Espriella aparece à frente nos resultados preliminares. A confirmação oficial do vencedor ainda está pendente.

O Brasil mostra que, na diplomacia, o pragmatismo fala mais alto que a polarização ideológica. 🤝

Fontes

https://operamundi.uol.com.br/feed/

Receba as Melhores Notícias

Assine nossa newsletter e receba diariamente as notícias mais relevantes, sem viés político.

Notícias Relacionadas