Irã x EUA no Golfo: Tensão aumenta e diplomacia pega fogo

Destaques
- •Irã critica declaração conjunta EUA-CCG como 'intervencionista' e 'provocativa'.
- •Teerã acusa Washington de gerar insegurança e divisão na região.
- •EUA e países do Golfo cobram fim do 'comportamento desestabilizador' iraniano.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã jogou um balde de água fria na declaração conjunta entre o secretário de Estado americano, Marco Rúbio, e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).
A chancelaria iraniana classificou o acordo como 'intervencionista, irresponsável e provocativa', acusando os EUA de usarem bases na região para atacar o Irã e, com isso, demonstrarem total descaso com a segurança local e as relações bilaterais.
A coisa ficou feia...
O Irã ainda fez um apelo para que os países do Golfo impeçam o uso de seus territórios para ações ilegais contra Teerã e reforçou a importância da criação de uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio. 💥


