Irã e EUA trocam farpas sobre acordo: quem está certo?
Destaques
- •Irã acusa EUA de reinterpretar acordo de cessar-fogo.
- •Marco Rubio insiste que fim das hostilidades depende do Irã.
- •Próxima rodada de negociações técnicas marcada para final de junho.
Parece que o acordo de cessar-fogo entre Estados Unidos e Irã já começou com polêmica. Teerã acusou Washington de tentar reinterpretar os termos firmados, especialmente sobre o fim das hostilidades na região.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, disse que "ninguém será enganado" pela postura americana e cobrou o cumprimento recíproco das obrigações. Do outro lado, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que um cessar-fogo completo é "impossível" enquanto o Irã usar "proxies" e apoiar grupos como Hamas e Hezbollah.
A tensão diplomática segue alta, com o Irã cobrando sinceridade e o cumprimento integral do acordo. As próximas negociações técnicas entre as delegações dos EUA e Irã estão marcadas para 29 ou 30 de junho, na Suíça.
Enquanto isso, Rubio também discutiu com países do Golfo a navegação no Estreito de Ormuz, garantindo que será "sem pedágio", e mencionou que um "acordo inicial" para o Líbano está próximo. O Irã, por sua vez, é avaliado pelas ações, não pela retórica, e o financiamento de grupos aliados pode inviabilizar o acordo. Um verdadeiro cabo de guerra diplomático! 🤝



