Índia aperta o cerco: Conteúdo ilegal na rede sai em 3 horas!

Destaques
- •Governo indiano reduz prazo para remoção de conteúdo ilegal de 36 para 3 horas.
- •Novas regras visam combater deepfakes e desinformação, com foco em IA.
- •Plataformas que descumprirem a lei podem ser responsabilizadas.
A Índia decidiu acelerar o jogo contra a desinformação e o conteúdo ilegal na internet. A partir de agora, as plataformas digitais têm um prazo curtíssimo de apenas 3 horas para derrubar o que for determinado como ilegal pelo governo ou pela justiça, uma redução drástica em relação às 36 horas anteriores.
A novidade não para por aí: o governo indiano também está mirando diretamente nos conteúdos gerados por inteligência artificial, como os famosos deepfakes. Qualquer material sintético, seja áudio ou vídeo, que pareça real, mas tenha sido alterado por computador, precisará ser claramente identificado e marcado para indicar sua origem. Se for permitido, claro.
Isso significa que as redes sociais e outras big techs terão que se mexer rápido para evitar que material como pornografia infantil, imagens íntimas sem consentimento e documentos falsos circulem livremente. E se não cumprirem, a conta vai chegar: elas podem ser responsabilizadas legalmente.
Essa medida chega num momento de alta preocupação com a proliferação de vídeos manipulados e golpes, especialmente em períodos de eleição e tensão social no país. Uma resposta direta para tentar trazer mais ordem e segurança para o ambiente online. 🇮🇳


