China assume a liderança na produção de submarinos nucleares

Destaques
- •China ultrapassa os EUA na fabricação de submarinos nucleares em 5 anos.
- •Novos submarinos chineses são menores e de menor qualidade que os americanos.
- •Investimentos em estaleiros impulsionam a capacidade produtiva chinesa.
Olha só essa virada no jogo militar! A China deixou os Estados Unidos para trás na produção de submarinos a propulsão nuclear nos últimos cinco anos, segundo um relatório do IISS.
De 2021 a 2025, os chineses colocaram em operação 10 dessas máquinas de guerra, enquanto os americanos ficaram com 7. É a primeira vez em 25 anos que um país atinge essa marca de uma dezena de submarinos nucleares.
Essa expansão é resultado direto dos investimentos pesados no estaleiro de Bohai, no nordeste chinês. Eles até construíram mais instalações entre 2019 e 2022, turbinando a capacidade.
Mas calma, nem tudo é um mar de rosas para os chineses.
Apesar do volume, o relatório aponta que os submarinos chineses ainda são inferiores em tamanho e qualidade aos americanos. Os modelos dos EUA são mais complexos e, por isso, levam mais tempo para ficarem prontos.
E tem mais: o estaleiro de Bohai está prestes a entregar o primeiro submarino de ataque nuclear de nova geração, o modelo 09V. Ele promete ser o estado da arte chinês, com sistemas de lançamento vertical de mísseis, marcando o início de uma nova era para a frota nuclear do país.
Essa corrida armamentista naval silenciosa mostra a ambição chinesa em expandir sua influência global. 🚢


