Economia & PoliticaRelevância BR: 9/10

BYD vence Anfavea e garante mais 6 meses de importação com imposto zero

23 de junho de 2026

Destaques

  • Câmara de Comércio Exterior (Camex) renovou cota de US$ 463 milhões para importação de veículos elétricos desmontados.
  • Decisão beneficia a BYD e contraria a Anfavea, que ameaçava recorrer à Justiça.
  • A medida concede um fôlego para a montadora chinesa enquanto avança a construção de sua fábrica na Bahia.

Brigar com o governo nunca é bom, e a BYD parece ter aprendido a lição. A montadora chinesa, que vinha pressionando por benefícios fiscais, saiu vitoriosa da disputa com a Anfavea.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) atendeu ao pedido principal da BYD e renovou por mais seis meses uma cota de US$ 463 milhões para a importação de veículos elétricos desmontados (CKD e SKD) com alíquota zero. Essa decisão representa um alívio importante para a empresa, que vê seu executivo Alexandre Baldy, ex-ministro e figura chave em Brasília, comandando essa articulação política.

A Anfavea, por outro lado, lamenta a decisão e vê com preocupação, pois acreditava que as cotas já deveriam ter terminado, abrindo espaço para o aumento gradual do Imposto de Importação e incentivando a produção nacional. A entidade argumenta que a renovação ameaça a previsibilidade de investimentos e a produção local.

Na prática, a BYD ganha um tempo precioso para abastecer sua futura fábrica na Bahia com componentes chineses, enquanto finaliza a estrutura de produção. Essa conquista regulatória, combinada com o programa Move Brasil, que oferece crédito para taxistas e motoristas de aplicativo, fortalece a posição da BYD no mercado brasileiro. 💰

Fontes

https://investnews.com.br/feed/

Receba as Melhores Notícias

Assine nossa newsletter e receba diariamente as notícias mais relevantes, sem viés político.

Notícias Relacionadas