Ator australiano Richard Norton morre após injeção de peptídeos

Destaques
- •A morte do ator australiano Richard Norton, aos 75 anos, foi associada ao uso de peptídeos antienvelhecimento.
- •O legista determinou que o ator tomou uma dose maior do que a prescrita, o que causou uma reação anafilática e parada cardíaca.
- •O caso é considerado o primeiro na Austrália ligado ao uso de peptídeos não aprovados.
O ator australiano Richard Norton, conhecido por seus papéis em filmes de ação como "Mad Max: Estrada da Fúria", faleceu aos 75 anos em março de 2025, em Melbourne. A morte súbita do artista foi desencadeada por um ciclo de injeções de peptídeos antienvelhecimento, segundo revelou o site TMZ e confirmou o legista de Melbourne. O caso é considerado o primeiro na Austrália atribuído ao uso dessa substância. Norton trabalhou com astros de Hollywood como Chuck Norris, Margot Robbie e Jackie Chan.
O que diz o legista
De acordo com o relatório do médico-legista, Richard Norton sofreu uma reação anafilática que levou a uma parada cardíaca após a injeção. Embora tivesse uma receita para a substância, o legista afirmou que o ator tomou uma dose maior do que a prescrita. Os peptídeos utilizados, CJC1295 e Ipamorelin, estavam em fase de testes e não eram terapeuticamente aprovados na Austrália, mas foram prescritos ao ator após exames.
Uso excessivo e riscos
O relatório indicou que Norton estava tomando quantidades da medicação em excesso da dose prescrita por seu médico. Sua esposa relatou que o ator, também um experiente artista marcial e dublê, injetava os peptídeos duas vezes ao dia para "crescimento muscular e recuperação", e vinha experimentando reações desde a primeira aplicação. Ele também possuía outros peptídeos, como BPC157 e Thymosin B4, e TB-500.
Recomendações e próximos passos
O legista recomendou que a Administração de Bens Terapêuticos (TGA) reexamine os riscos e benefícios dos peptídeos não aprovados e considere a imposição de diretrizes mais rigorosas. Ele expressou dúvidas sobre a segurança e a indicação clínica desses medicamentos, dada a incerteza sobre seus benefícios terapêuticos e os riscos ainda não totalmente conhecidos para os pacientes.
Matérias originais
- Substância antienvelhecimento causou morte de ator, diz legista após 1 ano · cnnbrasil.com.br



