Argentina busca fôlego: até US$ 5 bilhões em nova dívida externa
Destaques
- •Argentina autoriza contratação de até US$ 5 bilhões em novas dívidas em dólares.
- •Operação busca financiamento com respaldo de instituições multilaterais antes de vencimentos.
- •Medida visa reduzir custos de financiamento do Tesouro Nacional com empréstimos a taxas menores.
A Argentina autorizou a contratação de até US$ 5 bilhões em novas dívidas, tudo para garantir um fôlego extra com instituições multilaterais antes dos próximos vencimentos pesados.
A jogada, oficializada por decreto do presidente Javier Milei, estabelece que os contratos seguirão a lei de Nova York e a jurisdição dos EUA. O plano é captar recursos com apoio de bancos como o Banco Mundial e o BID.
O objetivo principal é claro: reduzir os custos de financiamento do Tesouro Nacional.
E essa busca por grana é urgente, já que o país tem um desembolso de quase US$ 4,5 bilhões no mês que vem e mais de US$ 20 bilhões por ano a partir de 2027. O ministro da Economia, Luis Caputo, tem focado em alternativas mais baratas que os mercados internacionais, que ele considera ainda caros.
Ou seja, a Argentina está se virando para não pagar juros exorbitantes e garantir o caixa. 💰


