A era da idiotia digital: Engajamento a qualquer custo

Destaques
- •Plataformas digitais priorizam engajamento em detrimento da qualidade da informação.
- •O "tempo de tela" médio dos brasileiros ultrapassa 9 horas diárias, um dos maiores do mundo.
- •A lógica do entretenimento domina todas as esferas, inclusive política e debates complexos.
A digitalização generalizada e a plataformização das mídias criaram um ciclo vicioso onde o imperativo do engajamento dita a produção e circulação de conteúdos.
Essa lógica, inspirada no behaviorismo e na parametrização algorítmica, prioriza formatos que capturam a atenção, levando a uma homogeneização e, por vezes, à superficialidade e ao absurdo.
A necessidade de ampliar audiências e o "tempo de tela" transformam tudo em entretenimento, achatando a complexidade e minando o pensamento crítico.
O resultado é um cenário onde a reflexão e o debate aprofundado dão lugar à espetacularização e à radicalização, corroendo a esfera pública.
A crítica não é elitista, mas um alerta sobre como a generalização da imbecilidade pode pavimentar o caminho para o colapso, apesar de o entretenimento parecer um alívio momentâneo. 📉


